Secretarias de Assistência Social e Educação de Lagoa Grande-PE realizaram várias ações voltadas à Semana do Bebê


 A programação da Semana do Bebê em Lagoa Grande-PE segue a todo vapor.  Ontem, por exemplo, dia 20, foi o dia de focar nas ações da Secretaria Municipal de Assistência Social. Na sede, e nos Distritos de Vermelhos e Jutaí, as famílias do programa Criança Feliz foram convidadas para participar de uma roda de conversa com as equipes do CREAS e do CRAS. A conversa teve como tema central: “A violência obstétrica e os direitos das mulheres”.





 Na sede o encontro aconteceu na Creche Nilza Ramos e foi conduzido pela Psicóloga Sarha Vasquez e a advogada Mariana Pereira. O encontro contou com a participação das mulheres que aproveitaram para esclarecer dúvidas quanto aos seus direitos antes, durante e após o parto. Enquanto as mamães participavam das discussões, as crianças aproveitaram para fazer parte de uma oficina educativa, onde as visitadoras sociais do Criança Feliz abordaram a questão da auto proteção, a partir da historinha do Pipo e Fifi!!!





 No Distrito de Vermelhos, as mães e as crianças também participaram do evento. A condução do evento foi através da psicóloga Maria Lúcia Araquam e da assistente social Gilvânia, ambas do CRAS. Já as mamães do Programa Criança Feliz do Distrito de Jutaí, contaram com as atividades conduzidas pela equipe do CRAS volante, à frente do encontro estava a psicóloga Lidiara Campos e o Assistente Social Erisvaldo Damasceno. Em ambos os casos, foi promovido um ambiente acolhedor, onde as mulheres dialogaram sobre situações que já vivenciaram, bem como se inteirar um pouco mais sobre os seus direitos. Nos três encontros, que aconteceram simultaneamente, as gestantes receberam um kit e as outras mamães participaram de sorteios, receberam brindes e saborearam um delicioso lanche.

 A Secretaria de Educação também organizou durante o dia de hoje (21) uma programação especial para a Semana do Bebê. A ação contou com formação do currículo de educação infantil e uma oficina de psicomotricidade, com o tema: “Currículo da Educação Infantil e Psicomotricidade”. O ato contou com a participação de todos os professores da Educação Infantil e AEE (Atendimento Educacional Especializado). A pasta destacou que em cada edição ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

 



 O Encerramento da Semana do Bebê está marcada para a próxima terça-feira (26) com uma Feira Intersetorial. O evento foi aberto na terça-feira (19).













Comentários