Distrito de Jutaí: Moradora critica retirada irregular d’água da Barragem Santa Bárbara através de carros pipas

 


No Distrito de Jutaí no interior de Lagoa Grande(PE), os moradores estão reclamando da retirada d’água diariamente da Barragem  Santa Bárbara através de carros pipas.

“A gente mora aqui em frente ao açude, se a gente não zelar, não preservar porque desse açude tem a horta do meu pai e, se secar e aí?. E a população não está sendo abastecida com isso não”, questiona a moradora.

Segundo a moradora, um pipa abastece as caixas do distrito devido a água encanada das Contendas  ser bastante barrenta ao sair das torneiras, o que torna imprópria para o consumo e só é utilizada para alguns afazeres domésticos.

A moradora reclama que tem pipeiro pegando água do Açude diariamente onde não se sabe o destino dessas carradas d’água  e, que a mesma já chegou a chamar atenção de pipeiro, mas o fato continua ocorrendo.

“Ninguém sabe se o ano que vem será chuvoso e essa água aqui garante mais uns dois ou três anos ou mais. Essa água limpa dar pra beber e enquanto não chega um pipa d’água dar pra tomar um banho e lavar uma louça”, disse a moradora Neidinha.

Os moradores apesar desse ano ter sido bom de inverno estão preocupados com futuro, pois o ano que vem  poderá não ser bom de inverno.

A Barragem Santa Bárbara passou por uma reconstrução através de ação do governo do estado em parceria com a prefeitura com o objetivo de armazenar água para atender a população daquele distrito.

A prefeitura Municipal desde a gestão do ex prefeito Dhoni Amorim e atualmente, a gestão  do prefeito Vilmar Cappellaro em decreto municipal tem limitado a retirada de água da Barragem Santa Bárbara ficando apenas autorizado pelo poder público municipal a retirada em casos excepcionais.

Lagoa Grande Noticias 

Comentários