O ex-vereador e secretário Vanelson com sua ampla visão política sobre as eleições 2020 de Lagoa Grande



Em entrevista ao nosso blog o ex-vereador e secretário Vanelson falou sobre toda sua trajetória e experiência política que contribuiu muito no desenvolvimento de Lagoa Grande, e ainda se expressou de maneira clara e objetiva quando o assunto foi eleições 2020.

Blog Lagoa Grande em Destaque: Boa tarde Vanelson, é um prazer imenso conversar com você.

Vanelson: Boa tarde, o prazer é todo meu por mim conceder essa oportunidade de expressar minha opinião diante de todo cenário político de Lagoa Grande.

Blog Lagoa Grande em Destaque: Quais foram seus pontos positivos nos mandatos de vereador que exerceu quando foi eleito em 1996 e 2004?

Vanelson: Os pontos positivos em 1996 quando fui eleito o vereador bem mais votado, e agente assumiu em 1997 tive o prazer de passar a constituição das leis municipais, obedecendo a estadual e a federal, quando nós criamos a lei orgânica, o regimento interno da Casa Zeferino Nunes Gomes. Eu também levei o nome da casa, Zeferino  Nunes Gomes. Primeiro mandato foi em 1997 até 2000, ficando na suplência de 2000 até 2004, e voltando a se eleger em 2004, e exercendo o cargo de 2005 até 2008. Então foi um prazer participar do primeiro ano de mandato no município quando tive a oportunidade de trabalhar com o prefeito Jorge com uma visão ampla internacional que colocou Lagoa Grande na rota da capital da uva e do vinho do Nordeste, elevando o nome dela em termo mundial. Ainda hoje a cidade colhe os frutos desse trabalho com a chegada de novas empresas. A cada dia que passa vem mais empreendedores para o nosso município e isso é uma satisfação, porque nós também fizemos um trabalho não só na área ribeirinho, mas, também na zona rural, na área sequeira, onde nós fizemos todo o projeto de gratificação rural que eu particularmente acompanhei, com apoio do então ex-deputado estadual Ranilson Ramos e aonde hoje nós temos praticamente o nosso município todo iluminado. Essa visão que o prefeito teve na época, quando mim chamou para fazer esse trabalho foi muito gratificante para mim.

Blog Lagoa Grande em Destaque: Porque não irá concorrer ao cargo de vereador esse ano?

Vanelson: É o seguinte em 2012 no final do governo de Rose quando eu era Secretário de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Cultura já tinha tomado uma decisão para se afastar da disputa de eleição para organizar minha vida pessoal, porque eu sempre vivi para servir as pessoas na política. Nunca vivi da política como fonte de renda. Eu nunca fui aquele político que depende da política para sobreviver. Sempre alcancei minha própria  independência. Eu acho que o que eu já fiz pelo município já contribui bastante. Participei desde 1996 até 2012 ativamente. Tenho até hoje o prazer de ter participado diretamente ou indiretamente das coisas boas de Lagoa Grande. Mas, isso não significa que estou afastado da política. Estou contribuindo como posso, dando uma opinião, uma sugestão. Ainda tenho também algumas coisas que eu estou resolvendo, e graças a Deus que sempre tenho Ele comigo, estou dando a volta por cima. Passei por momentos difíceis, mas, conseguir equilibrar minha vida, então poderia até pensar numa candidatura, só que ainda não é o momento certo.

Blog Lagoa Grande em Destaque: Mediante sua experiência de ter sido vereador, o que você diz para aqueles que irão disputar as eleições pela primeira vez?

Vanelson: Veja bem o que eu passo para os candidatos a vereador pela primeira vez, é que tenham muita sabedoria e perseverança. Não adianta ficar criticando os outros, e sim, levar suas metas, suas propostas. O que você pensa em melhorar no município para as pessoas. Tem que escolher uma meta. Eu acho que você não pode chegar falando de saúde, agricultura, ou outra área somente por falar. É preciso ter uma proposta na campanha. Então se você vai defender a saúde, procure se especializar na área de saúde, descobrindo o que pode fazer pelas pessoas. Se você vai se especializar em desenvolvimento econômico, procure entender mais sobre esse assunto para obter boas resoluções e dê uma pincelada nas outras áreas, mas, procure focar em uma. Desse jeito você fará com que as pessoas comecem a acreditar em você. Quando você chega falando da vida alheia, dizendo que o outro candidato não presta, as pessoas começam logo  interpretar mal dizendo que você não está preparado por julgar mal seus adversários. Tem que saber conversar com as pessoas respeitando sempre o próximo.

Blog Lagoa Grande em Destaque: Muitas pessoas lhe avaliam como um dos melhores secretários de saúde de Lagoa Grande. A que se deve todo esse trabalho realizado em 2008 na gestão da ex-prefeita Rose Garziera?

Vanelson: Olha o quanto as pessoas são carentes na área da saúde. Eu fui secretário de obra de 1999 até 2005. Fui Secretário de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Cultura, dois anos e fui Secretário de Saúde também por dois anos. As pessoas só lembram de mim como Secretário de Saúde, e por quê? Porque é uma área carente, uma área sofrida. Eu não consigo entender quando alguns políticos vão para a Secretaria de Saúde ou até mesmo como prefeito, e até mesmo como governador, roubam na saúde, é uma calamidade, mas, eu tive o prazer com o apoio da prefeita Rose na época montar uma equipe comprometida com a saúde de Lagoa Grande, ou seja, não importava a função ou cargo que aquele funcionário exercia. Todos eram importantes na saúde. Todos tinham a sua função. Então, quando eu cheguei na Secretaria de Saúde, muito sucateada, sem condições de trabalho, e aí nós montamos uma equipe estruturando a saúde. Criamos setores, colocando as pessoas responsáveis pelos devidos lugares, chamando a atenção de todos, na importância de um trabalho em prol de uma comunidade. Entendemos também que não só era atenção básica que tinha que fazer o trabalho. Não adiantava ter o PSF funcionando se não tinha as especializações pra fazer o trabalho em parceria com a atenção básica, então nós contratamos médicos especializados. Nós criamos na época o CEAME, que até hoje funciona. Fizemos um trabalho preventivo de câncer de mama de próstata. Fomos fazendo o trabalho junto a Secretaria do Estado e o Ministério da Saúde. Fomos alimentando um sistema. Colocamos Lagoa Grande na cobertura da saúde familiar. Hoje claro tem 100% de cobertura, graças ao trabalho que nós fizemos na época. E foi quando participamos também da rede Peba, colocamos Lagoa  Grande junto com Petrolina que era macro e também Juazeiro, e fizemos um trabalho de intercâmbio junto ao ministério e hoje ainda tem esse atendimento. Na época conseguimos via Ministério as UPAs e o Corpo de Bombeiros  para Petrolina e Juazeiro. Em Recife nós melhoramos uma casa de apoio. Nós tínhamos uma funcionária lá simplesmente fantástica. O nome dela é Saúde. Então ela fazia um trabalho maravilhoso em Recife, cuidava da casa. Cuidava da alimentação dos pacientes, quando tinha tempo acompanhava os pacientes até os hospitais com o objetivo de melhorar as condições de saúde de Lagoa Grande. Não foi Vanelson. Foi uma equipe que eu montei na época e que essa equipe desenvolveu um grande trabalho e os frutos vieram para Lagoa Grande. Todas as pessoas que participaram comigo na secretaria sabe o trabalho que nós fizemos. Todas as informações que o município teria que passar para o estado e para o Ministério, cumprir rigorosamente tudo em dias. Não se perdia nada porque um centavo na saúde é muito dinheiro. Eu conscientizava às pessoas a não estragar nada da saúde, nenhum combustível, nenhum remédio, nenhuma alimentação. Todo mundo cuidava do que tinha que ser feito. Por isso o sucesso veio. Com suas construções de unidades de saúde. Tudo isso começou em 2009 com um grande trabalho que nós fizemos.

Blog Lagoa Grande em Destaque: O que você tem a dizer sobre os vereadores de oposição?

Vanelson: Veja bem a oposição é louvável e faz a administração trabalhar, porque muita das vezes os vereadores da situação faz um mandato 90% lagartixa, mas, não estou generalizando. A oposição tem que cobrar do gestor para atender às necessidades da população, reivindicando seus direitos. Ela também tem que ir até as pessoas e comunidades trazendo suas reivindicações, levando para os gestores, secretários, diretores e coordenadores, porém, para tudo isso acontecer tem que ter responsabilidade. Não se pode prejudicar uma cidade por questões ou divergências partidárias. É preciso ter plena consciência para fazer a coisa certa. Na minha concepção política acho que entre os vereadores de Lagoa Grande está tendo esse impasse nesse projeto, mas, acredito que vai se resolver para o bem de toda a população. Eu aprendi que os vereadores de oposição quando aprovam um projeto que traz benefício para a população, ele ganha mérito, pois, está servindo ao povo em geral. Mas, tem que saber como é o projeto para depois não fazer besteira, e complicar a população.
Tudo que vem de bom para o município deve ser aplaudido e aprovado pelos vereadores. Eles tem obrigação de fazer isso porque não são donos da cidade. Eles atualmente estão exercendo o cargo de vereador, mas, pode ser que não sejam reeleitos. É diferente de um juiz que sempre vai está à serviço do município, e eles não são juiz, e sim, vereador. Independentemente dessa legislação ou das futuras as pessoas tem que se atentarem para isso e fiscalizar o trabalho deles.

Blog Lagoa Grande em Destaque: Como você avalia a gestão do prefeito Vilmar Cappelaro?

Vanelson:  Quando Vilmar se tornou pré-candidato a prefeito na eleição de 2016, Fábio, Reginaldo, Fernando Angelim, e principalmente Carlos, Maurício e eu por ter uma aproximação maior com ele começamos a trabalhar fortemente o nome dele. E trabalhamos mais esse nome aqui em Lagoa Grande. Quando decidimos registrar a candidatura houve um desentendimento. Digamos assim, um acordo que ele tinha conosco e não cumpriu. Claro e evidente que preferiu ficar com os meninos, sem nenhum problema, mas, se afastamos, e também passaram os quatro anos. Eu como eu estava cuidando da minha vida e ainda estou cuidando da minha vida, até no momento eu pouco tenho acompanhado o que acontece. Não posso mim aprofundar tanto nessa resposta, porque eu não fiz o trabalho de acompanhamento na saúde. Não fiz um trabalho de acompanhamento na agricultura. Então assim pelo que sei em termo de setor fiscal, a gestão está muito boa. As contas e pagamentos estão em dias. Tudo que faz está sendo pago. Não tem reclamação de salário atrasado. Ao contrário de municípios vizinhos que tem dificuldade em efetuar pagamento de funcionários. Então Lagoa Grande está de parabéns nesse quesito. A própria população vem se agradando do trabalho realizado pelo prefeito Vilmar Cappelaro. Diante de tudo isso posso afirmar que o trabalho está bom. Teve alguns imprevistos, mas, que conseguiu contornar. Vilmar vem fazendo um trabalho muito bem feito que agrada as pessoas. A administração dele está de primeira.

Blog Lagoa Grande em Destaque: Até que ponto sua capacidade política pode ser determinante no apoio ao prefeito Vilmar Cappelaro?

Vanelson: Todo apoio é sempre vindo. Eu graças a Deus passei esse tempo todo na política, e deixei divergências, porque eu não concordo com coisas erradas. Os problemas que eu tenho na política são com pessoas que gostam do errado e eu não gosto disso. Então graças a Deus procurei fazer o melhor pelo município e vejo o meu apoio muito importante, assim como outra pessoa que também quiser apoiar o prefeito Vilmar na continuação do desenvolvimento de Lagoa Grande. No meu entendimento política é isso aí, é um mais um. Pelo que percebo ele é uma pessoa que o povo está apoiando e estão apostando nele, porque acredita no que possa continuar trazendo para o desenvolvimento de Lagoa Grande. Qualquer apoio que ele receber que tenha consciência do que pode fazer para ajudar, independentemente de quem seja, A, B ou C. Então é isso, qualquer apoio será importante, como o meu também vai ser importante. Vamos apoiar Vilmar porque pode continuar trazendo o melhor para Lagoa Grande. Quem quiser vim que venha estamos prontos para receber o apoio de quem quer que seja.

Blog Lagoa Grande em Destaque: Diante de tantas possibilidades que vem sendo tratada, Dhoni Amorim realmente será o vice de Vilmar Cappelaro?

Vanelson: Em relação a composição da chapa de vice, Dhoni é um nome bom, sem dúvida nenhuma, por ser uma pessoa que já tem experiência e tem facilidade de trabalhar com as pessoas. Não vejo problema nenhum dele ser o vice. Por outro lado, só tem a contribuir, mas, tem muitas pessoas que estão no pário como por exemplo, Vitório, que também é uma pessoa muito importante para ajudar na administração de Lagoa Grande. Existem outros nomes que podem aparecer. Então assim eu acho que se tem uma coisa é que Vilmar está bem rodeado de possíveis vices. De todas as gestões que já passaram por aqui ele é o que está mais tranquilo com relação ao vice, por ser uma pessoa que tem uma aceitação tão boa. Tem que ser uma pessoa realmente bem escolhida com muito carinho e com muita responsabilidade, e que essa pessoa possa auxiliar o prefeito a todo momento com imensa confiança e eficiência. Ele tem grandes nomes pra ser o vice. É só Deus dá sabedoria ao povo, para através de uma pesquisa fazer a escolha, e sabedoria a Vilmar para escolher o vice. Está tudo sob controle e tranquilo. Pode ter até uma junção política, pois, tudo pode acontecer. Na política meu amigo, como dizia o saudoso Antônio Carlos, é uma mudança em poucos minutos igual o clima. Você sai fora, tá nublado, chovendo ou fazendo sol. Quando você retorna, pode tá nublado e após quarenta minuto pode está chovendo, e na política é desse jeito também. Tudo muda de uma hora para outra. Não vejo problema para escolha do vice dele. Qualquer nome que vinher vai ser bem representado.

Blog Lagoa Grande em Destaque: Qual é a mensagem que você deixa para os eleitores lagoagrandenses?

Vanelson: A mensagem que eu deixo para os lagoagrandenses é que tenham muita sabedoria e tranquilidade nas escolhas de seus candidatos. As pessoas estão de parabéns porque já deu a sinalização que de não estão para brincadeira. Essa ruptura que teve aí elas não aprovaram. Significa que estão muito conscientes no que vai fazer. Nas eleições quem tem o poder não são os candidatos, e sim os eleitores que irão decidir quem governará. Então eu digo que cada um faça a escolha certa conscientemente, que possam pensar na família, em você mesmo, nos amigos, e em Lagoa Grande de modo geral. Todos são legítimos representantes com responsabilidade, assim como na área rural que escolhe seus representantes, e na associação que escolhe seus representantes para compor a câmara de vereadores. Que façam uma reflexão e analise de cada candidato que vocês queiram votar. Procure saber quem ele é e o que faz. Com relação ao prefeito, todo mundo vai ter o direito de escolher o seu candidato, mas, que também faça a sua reflexão. Quem é quem, o que fulano pode fazer para Lagoa Grande? Tenha muita consciência e fé em Deus. Esqueça as promessas de vantagens. Tem momento que chega candidato oferecendo muita coisa em troca de votos. Depois muitos deles quando se elegem nem anda mais na sua comunidade. Então todo cuidado é pouco, pois, estamos numa fase em que muitos candidatos vão te dá R$ 50.00 que vai mudar a sua vida, mas, não se corrompa vendendo seu precioso direito de votar. Que Deus lhe dê muita sensatez na hora de apertar o botão e escolher com consciência os governantes para o desenvolvimento.

Blog Lagoa Grande em Destaque: Muito obrigado por nos conceder essa entrevista disponibilizando um pouco do seu tempo. Sua opinião é de total importância no âmbito político de Lagoa Grande por tudo o que você representa ser. Muito sucesso na sua vida. Deus abençoe.

Vanelson: Amém. Eu que agradeço e o prazer foi todo meu.


Comentários

Postar um comentário