Surto de Mortes de Caprinos e Ovinos em Lagoa Grande.

                  
As variações de temperaturas no Sertão causaram um surto de uma doença que ocasionou mortes de caprinos e ovinos no Sertão. Só em Lagoa Grande foram registradas mais de 800 animais mortos. Por isso, os integrantes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) foram visitar essas comunidades atingidas e descobriram a causa desse problema. É um protozoário do gênero Eimeria, que se multiplica também por causa das variações de temperaturas no Sertão. Esse foi um dos assuntos do Nossa Voz desta quarta-feira (02).
Segundo o veterinário do IPA, José Américo, o Eimeria é um gênero de parasitas intracelulares quem atacam as células intestinais de caprinos, ovinos, equinos e suínos. “Era uma doença muito localizada. Poucos produtores que deixaram os animais juntos, sem higiene, a doença aparecia. Só que agora tomou no outra dimensão e se constituiu um surto. (…) O grande lance é isso, como tratar uma doença no início que é um inimigo invisível? Teria-se que ter a cultura de fazer o exame do OPG”, explicou o veterinário destacando que esse método de exame de fezes visa uma quantificação de ovos de vermes intestinais.
O agrônomo do IPA, Elias Cintra destacou que não é só o município de Lagoa Grande que está com esse problema. “Todo o Sertão do São Francisco, todo o semiárido tá tendo problema de mortalidade de caprinos e ovinos. Acredita-se que tenha sido o ambiente favorável com mudanças de temperatura. Tivemos um período muito frio recentemente”.
Enquanto o tempo continuar variando, os criadores precisam redobrar os cuidados com o rebanho, buscando apoio técnico pra combater essa doença com medicamentos, além de buscar fazer o manejo correto com higiene das instalações, cuidado com a alimentação. “Nós do IPA realizamos várias palestras. Só este ano, nós já estivemos em 23 núcleos. Atingimos um público de mais de 700 criadores com palestras e informações de melhorias do manejo”, destacou Elias Cintra.
A assistência aos produtores pelo IPA é gratuita. Em Petrolina, o escritório do IPA fica na Avenida das Nações, no bairro Gercino Coelho. O telefone de contato é o (87) 3866-6464. Em Lagoa Grande o contato do instituto é (87) 3869-8811.
Nossa Voz.

Comentários

  1. Ola.onde moro esta assim tbem miitos animais morendo.eu gostaria de uma assistencia aqui em federaçao proximo lagoa grande.tem muitos produtores aqui perdendo os animais .por favor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário