Poeta Quilombola de Lagoa Grande é destaque na programação da TV Grande Rio

Autor do livro “Raízes do Coração” lançado ano passado, onde publicou um poema em homenagem a vida e obra de Dominguinhos, o poeta quilombola, como faz questão de ser chamado, Francinaldo Borges, foi convidado pelo diretor de jornalismo da TV Grande Rio para fazer uma homenagem pelos 26 anos da TV e todos os dias está presente na programação com seu o poema “exaltando o Vale do São Francisco, a caatinga, o povo sertanejo e o vaqueiro homem forte, símbolo do Sertão”.

O poeta é da Comunidade do Lambedor, um pequeno povoado na zona rural de Lagoa Grande, no interior do Sertão Pernambucano onde nasceu em 15 de julho de 1987, filho dos sertanejos Bonifácio da Silva e de Maria do Socorro Borges. O jovem poeta tem se destacado na região não apenas como letrista e romancista, mas também como escritor defensor intransigente da cultura de seu povo e do nordeste brasileiro.

Como pensador, ele é sempre requisitado para atividades intelectuais com grande contribuição nas manifestações culturais de Reisado, na romaria Vicentina teatralizada, também participa como ator na peça da arte sacra “Paixão de Cristo do Lambedor”. “Minha inspiração vem das minhas raízes, minha origem, minha gente. Da natureza faço minha rima e versos inspirados em Patativa do Assaré; do rei do Baião Luiz Gonzaga e muitos outros que exaltam o nordeste” defende Borges.  Recentemente o poeta foi cadastrado pelo departamento da Cultura da Prefeitura de Lagoa Grande e já figura na lista dos artistas poetas da cultura e da arte popular do estado da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - FUNDARPE.  
Matéria e Foto Sérgio Martins DRT/PE 6056  

Comentários