Dois clãs botam o bloco na rua de olho em 2018

A pouco mais de 13 meses para o primeiro turno das eleições, 2018 já chegou com força para duas famílias da política pernambucana. Sem querer esconder as intenções, muito pelo contrário, jogando às claras, os clãs Bezerra Coelho e Ferreira já traçam planos de uma aliança para o pleito estadual, em oposição ao governador e candidato à reeleição Paulo Câmara.
Ainda há muito jogo pra ser jogado, mas os dois principais grupos políticos do Estado já se movimentam. Há 10 dias, o senador Fernando Bezerra Coelho (ainda no PSB) fez uma peregrinação por alguns municípios no Sertão. Simultaneamente, o ministro das Minas e Energia, Fernando Filho (também ainda no PSB), passou a ficar mais visível.
Nos próximos dias, os Bezerras Coelhos e o seu grupo político farão a transição para outros partidos. A tendência é uma parte migrar para o novo DEM. Ao mesmo tempo, há a possibilidade real de que assumam o PMDB no Estado, sempre controlado por Jarbas Vasconcelos, que ficaria numa situação muito complicada e sem legenda para disputar o Senado.
O grupo, que a princípio investirá em Fernando Filho para o Governo, pretende ter uma decisão sobre as mudanças em até um mês.
Por outro lado, vitória de Anderson Ferreira em Jaboatão dos Guararapes deu musculatura e potencializou o poder de negociação do clã dos Ferreiras para as eleições do próximo ano. O grupo fez chegar ao Palácio do Campo das Princesas a informação de que queria ser ouvido, dar a sua opinião sobre a disputa do próximo ano.
Por trás dessa “opinião” está a candidatura do hoje deputado estadual André Ferreira (PSC), que estava de malas prontas para tentar uma vaga a deputado federal, mas, ao que parece, viu um cavalo selado passar para o Senado e está atrás dele na esperança de montá-lo.
Os Ferreiras, atualmente, comandam um partido no Estado, o PSC, têm a Prefeitura de Jaboatão, uma cadeira na Assembleia Legislativa e outra na Câmara do Recife. Sempre apostaram no voto evangélico, que nas últimas eleições tem contribuído, com folga, para o sucesso eleitoral do clã.
Com essas duas famílias no alicerce da aliança, os Bezerras Coelhos e os Ferreiras aguardam os próximos lances. Fernando Filho só tem idade, na majoritária, para disputar o Governo. Já André Ferreira pode ser opção para o Senado ou a vice na chapa, no caso de uma aliança mais ampla, que envolvesse, além do ministro da Educação, Mendonça Filho, o senador Armando Monteiro Neto (PTB), que neste caso buscaria a reeleição.
A bola começou a rolar agora, o jogo ainda está nos primeiros minutos, mas os dois clãs querem fazer logo uma blitz para mostrar a que veio. O risco é cansar, perder o fôlego e sofrer com os contra-ataques.
Blog da Folha | Márcio Didier |Foto: Matheus Britto/PJG

Comentários