Campanha municipal de incentivo ao controle de verminose de caprinos e ovinos começa dia 12/09


Quem vermifuga corretamente, aumenta o faturamento’ esta é a máxima da campanha que a Prefeitura de Lagoa Grande em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, entre outros parceiros vão lançar no próximo dia 12. Segundo dados do IBGE/ADAGRO, 2017, Lagoa Grande tem entre 110 e 130 mil cabeças de caprinos e ovinos.  A verminose é um dos principais problemas sanitários dos rebanhos de caprinos e ovinos. Afeta praticamente todos os animais, reduz o consumo voluntário de alimentos, afeta a digestão e a absorção de nutrientes; reduz eficiência reprodutiva e consequentemente a produtividade, um grande prejuízo para o produtor. Despesas financeiras adicionais são geradas com aumento de mão de obra, aquisição de medicamentos e perdas com a mortalidade animal.

Segundo o Prefeito Vilmar Cappellaro, o governo está fazendo a sua parte “Estamos alertando os criadores e produtores para evitar que eles tenham prejuízos. Sabemos das dificuldades para formar um rebanho; ter apenas um animal doente contamina todos os demais, prejudica a carne, o leite e o meio ambiente. Estamos reativando o nosso laboratório em Jutaí para melhoramos a genética (inseminação), a alimentação e a comercialização. Estamos reativando o abatedouro; criando a coordenação de Vigilância Sanitária para Inspeção e Certificação (SIM); queremos ser referência na caprinovinocultura” garante o Prefeito.

A campanha é uma união de forças entre a secretaria da Agricultura, IPA, ADAGRO, Embrapa, Univasf, INCRA, Diamantina, STR, Sintraf, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Associação dos Produtores Rurais. Os técnicos irão até as comunidades de 12/09 a 10/10 para incentivar o produtor a fazer controle dos animais.

ASCOM –

Comentários