Tácio Pontes fala sobre condições da saúde e projetos para enfrentar a seca

Do G1 Petrolina

Prefeito de Parnamirim Tácio Pontes (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)Prefeito de Parnamirim Tácio Pontes
(Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)
O prefeito do município pernambucano de Parnamirim, Tácio Pontes, participou nesta terça-feira (21) do telejornal GRTV 1º Edição. A entrevista faz parte de uma série que pretende dialogar com os gestores dos 23 municípios da área de cobertura da emissora. O gestor falou das dificuldades enfrentadas e as expectativas para o mandato.
Izabella Freitas: A gente estava vendo na matéria dos animais saindo pela pista em busca de alimento, de água, uma situação que acontece lá por Parnamirim até por uma questão da seca? Da situação que vem enfrentando o município?
Tácio Pontes: A gente vem com mais de sete anos de estiagem no nosso semiárido. Parnamirim é um município grande e é o 5º maior município do estado de Pernambuco. A gente 2.600 quilômetros quadrados, dois reservatórios grande de água, que é a barragem do chapéu e a barragem de entremontes. E a gente vê essas barragens todas secas, a gente vem lutando para vencer essas adversidades e isso acaba ocasionando esses acidentes com os animais. Mas o Exército vem com carro-pipa, o IPA também e a prefeitura vem dando um suporte para abastecer para que os nossos agricultores tenham água ao menos para beber.
Izabella Freitas: Existem projetos de perfuração de poços para não esperar só pelas chuvas?
Tácio Pontes: A gente sempre vem lutando e a gente sabe dos desafios e a gente vem buscando por adutoras também através de poços artesianos e lutando por uma obra importante  para a gente. Inclusive, a pouco tempo a gente teve uma audiência pública em Parnamirim que é a obra do Canal de Entremontes, que é um ramal da transnordestina, do Eixo Norte, ligando a Barragem do Chapéu e a Barragem de Entremontes. Seriam mais de 50 mil hectares irrigados na região. Então se essa obra saísse do papel, melhoraria muito essa realidade da gente.
Izabella Freitas: Como está a questão da saúde em Parnamirim? A gente sabe que muitos casos de maior complexidade são encaminhados para as cidades vizinhas como Ouricuri. Há projetos para tentar viabilizar melhores condições na saúde?
Tácio Pontes: A saúde pública a gente sabe que é uma grande dificuldade em todo o Brasil, mas em Parnamirim, a gente vem lutando, nesse início de gestão, para que a gente possa garantir ao menos os serviços básicos ofertados a população. Para que a gente tenha na nossa unidade mista, profissionais, medicamentos e também nos postinhos de saúde. Mas a gente também quer avançar nessa área buscando emendas parlamentares, na maior partes, na área da saúde, para aquisição de equipamentos, reformas e manutenção da saúde e também estamos planejando para inaugurar o Centro de Oncologia. A gente sabe a dificuldade dos pacientes com tratamento de cancer e a gente quer dar um apoio a esses pacientes.
A entevista completa já está disponível abaixo.

 

Comentários