Afinal, Jesus veio trazer a paz ou a espada?

Espada cravada no solo.
Jesus é chamado de Príncipe da Paz no livro de Isaías (Isaías 9.6), porém quando foi falar sobre o assunto, o Filho de Deus disse que veio trazer a espada e não a paz (Mateus 10.34).
A aparente contradição desses versículos nos traz uma pergunta que tentaremos elucidar neste artigo: Afinal, Jesus veio trazer a paz ou a espada? Há contradição na fala de Jesus?
Esse assunto é interessante e deve ser analisado em várias partes para que os pontos de conflitos sejam esclarecidos e para que o leitor entenda, à luz da Palavra, que Cristo é sim o portador da paz.
Mas para isso, precisaremos contextualizar os versículos e analisar outros trechos das Escrituras que mostrarão que não há incoerência entre os dois versos, usando outras falas da Bíblia para mostrar o que cada uma delas diz, provando que Jesus é sim o portador da mensagem de paz que o mundo precisa.
Continue lendo para descobrir:
  1. O tipo de paz que Jesus prometeu;
  2. Quem receberá a paz prometida por Cristo;
  3. Qual o significado da espada;
  4. Não há contradição entre paz e espada;

1. O tipo de paz que Jesus prometeu

Precisamos explicar que tipo de paz que Jesus veio trazer ao mundo e para isso temos a passagem de João 14.17 que diz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.
Jesus diz nesse trecho, mas em outras palavras, que Ele veio trazer a paz verdadeira que é a paz que o mundo não pode dar.
Ainda no livro de João 16.33 lemos outro trecho sobre o assunto e ele diz: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.
Quando Isaias cita o Príncipe da Paz, o profeta não fala de uma paz que é decretada no fim de uma guerra, mas sim de uma paz que o mundo não conhece. Trata-se da paz verdadeira que é a paz que está n’Ele e que é alcançada plenamente através d’Ele.

2. Quem receberá a paz prometida por Cristo

O que é necessário para receber essa paz que Cristo oferece? A paz de Jesus deve ser uma escolha, você deve escolher viver nesta paz, aceitar a paz que Ele nos dá.
O mundo está cheio de perversos, de pessoas que têm suas vidas baseadas no pecado, sem qualquer arrependimento. São essas pessoas que se levantarão contra quem vive a paz de Jesus.
É justamente sobre essas pessoas que Cristo nos fala quando trata da espada. “Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa” (Mateus 10.35 e 36).

3. Qual o significado da espada

O mundo insiste em hostilizar a mensagem de Cristo e rejeitá-Lo. Os servos de Deus, como embaixadores de Cristo que vivem nesse mundo, também são hostilizados e rejeitados por seguirem a Cristo.
Assim, Jesus exemplifica que até dentro de suas casas, Seus servos poderão enfrentar hostilidade por causa de Seu nome.
É esse o sentido da espada: pessoas que rejeitam a Palavra militando contra os que são fiéis à Deus e à Salvação conquistada na cruz por intermédio de Cristo.

4. Não há contradição entre paz e espada

Não existe contradição no fato de Jesus trazer a paz e também trazer a “espada” em meio a esse mundo.
É apenas a consequência provocada pelos rebeldes guiados pelo pecado, que resistem fortemente à paz de Jesus, pois a consideram loucura.
Jesus, como o Grande Rei Soberano, deixa claro que seus súditos devem amá-Lo sobre todas as coisas (Mateus 10.37-39) e que esse “amor”, às vezes, trará consequências duras como o desprezo e a hostilidade daqueles que não O amam.

Comentários