Moradores enfrentam problemas para fazer transações bancárias em Afrânio

Do G1 Petrolina

No Sertão pernambucano, moradores e comerciantes de Afrânio estão enfrentando dificuldades para fazer movimentações bancárias. O problema ocorre há quase 20 dias depois que a cidade foi alvo da ação de criminosos. Bandidos armados explodiram os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil e invadiram também o banco postal, que fica dentro dos Correios.
A agência do Banco do Brasil continua fechada e não existe nenhuma previsão de ser reaberta. Esse foi o segundo assalto em menos de um ano aqui na cidade, prejudicando comerciantes e moradores. “Felizmente o comércio no último dois meses começou a melhorar e voltar a crescer, mas de novo quebrou tudo. Ano passado foi estourado o banco e ficou os correios que ainda dava suporte. E dessa vez, estourou banco e correios e deixou a gente na mão”, explica o presidente da Associação de Afrânio, Esperidião Rodrigues Coelho.
Bandidos explodiram agência do Banco do Brasil de Afrânio (Foto: Cícero Francinaldo da Silva Cardoso)Bandidos explodiram agência do Banco
do Brasil de Afrânio
(Foto: Cícero Francinaldo da Silva Cardoso)
A comerciante Josieda Coelho Albuquerque disse que o ano não começou bons para os negócios. O motivo é que os consumidores não estão tendo como sacar o dinheiro para pagar as dívidas. “Tem pagamentos atrasados, como não tem como tirar, atrasa para a gente receber”, revela.
De acordo com o capitão da Polícia Militar (PM), Douglas Freitas, a cidade de Afrânio não tem grandes índices de criminalidade e o problema dos assaltos a bancos é algo que vai além do trabalho da PM. “Por mais que a gente tenha um aumento de efetivo, se não houver um investimento por parte da instituição financeira e por parte de instituições que trabalham com inteligência, fica complicado. O assalto a banco, a gente deve tratar de forma antecipada ou de forma preventiva”.
O Banco do Brasil não informou quando a agência volta a funcionar. A assessoria do banco explicou apenas que avalia a situação da unidade em Afrânio. Quanto ao banco postal, os Correios informaram que a agência está empenhada em reativar a unidade, mas ainda não tem previsão para a retomada dos serviços postais e de correspondente bancário.

Comentários