Aprovados em Concurso de Cabrobó-PE, reivindicam o direito de assumir seus cargos

por Mário Souza 

O sonho de todo concurseiro é saber que foi aprovado num concurso e poder gozar da estabilidade oferecida pelo serviço público.
Essa quase foi a sensação de 65 pessoas aprovadas no concurso público realizado em Cabrobó-PE em 2012. Apesar do sucesso na seleção o grupo só pode comemorar a aprovação no último mês de novembro de 2016, ou seja, cerca 4 anos depois, quando foram convocados pelo então Prefeito Auricelio Torres (PSB), para entregar suas documentações e tomar posse em seus respectivos cargos.
No entanto, o que parecia um sonho se transformou em angústia, quase um mês depois, os concursados ainda não estão exercendo suas funções. Ou seja, ainda não fazem efetivamente parte do quadro de servidores da administração municipal.
Para reivindicar o direito de começar a trabalhar, o grupo procurou a redação do programa Nossa Voz Da Grande Rio FM 100,3.
Entre os casos relatadas durante a entrevista estão os de Paulo Romário Sales da Silva, Girlânio Vidal de Lima e Wagner da Conceição, ambos aprovados, convocados e empossados para o cargo de Auxiliar Administrativo da Secretaria de Gestão e Planejamento.
Segundo Paulo Romário, a gestão muncipal argumenta que estaria impedida de efetivá-los por orientação do Tribunal de Contas do Estado. “Eles dizem que o TCE teria emitido um nota suspendendo as convocações. Devido a nossa posse ter se dada após a eleição e antes da posse do novo gestor, nossa convocação estaria suspensa. Mas nos enviamos um e-mail para o Tribunal pedindo explicações e eles disseram que existe uma jurisprudência do STF e do STJ, essa nota não se aplicaria ao nosso caso por nosso concurso já expiraria em dezembro. Então segundo a lei nos temos o direito assumir nossos cargos” explicou.
O grupo de concursados, também procurou o apoio da Câmara de Vereadores ,com intenção intervir junto ao atual Prefeito Marcílio Cavalcante (PMDB) para resolver o impasse.
Ao comentar o assunto o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Ramsés Sobreira (PMDB), destacou esperar uma solução que favoreça os concursados. “Eu entendo que eles tem direito. Até porque se submeteram ao concurso publico e foram aprovados dentro do número de vagas. Passaram quatro anos sem serem chamados. Lamentamos a forma com que eles foram tratados, deixaram para convocá-los no final da gestão do ex-prefeito, mesmo ele sabendo que não podia. Mas eu espero que o prefeito Marcílio esteja sensível, pois nos sentaremos com ele e com uma comissão do pessoal interessado e vamos encontrar uma solução amigável” ressaltou.
Ainda segundo o parlamentar, a reunião com o Prefeito Marcílio Cavalcante está agendada para a próximo sexta-feira (20), quando o gestor deve retornar de uma viagem.

Comentários