Miguel anuncia que fará reforma administrativa e diz que “medidas cabíveis” para equilibrar os gastos da prefeitura serão tomadas no início do governo



O prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), informou, em entrevista a este Blog, que fará uma reforma administrativa a partir de 1º de janeiro de 2017, quando assumirá o mandato. O socialista disse que tomará as medidas cabíveis para equilibrar os gastos da prefeitura, que atualmente estaria gastando valores absurdos com a folha de pagamento.
Preparado para possíveis críticas, uma vez que não é num estalar de dedos que se consegue mudar a realidade de uma cidade, Miguel disse que fará como o prefeito de Salvador, ACM Neto fez. Segundo ele, algumas taxas e impostos – a exemplo do IPTU – precisão ser revistas.  Com relação a um possível desgaste, ele se disse preparado, pois acredita que, no início, “toda mudança é normal que seja criticada.
O melhor prefeito do Brasil hoje, o prefeito de Salvador (BA), ACM Neto, no primeiro ano de mandato, o pessoal chamou ele de ‘prefeito da maldade’, porque ele tomou medidas para poder equilibrar as contas da prefeitura. Não estou dizendo que vamos fazer na mesma proporção que Salvador fez, mas vamos precisar fazer algumas coisas. O IPTU está defasado, a ITBI precisa ser reajustada, entre outras taxas e impostos que precisam ser revistas. A prefeitura, desde o ano passado, gasta mais com folha [de pagamento] do que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) permite, e isso termina engessando e dando certas restrições para a prefeitura. Então, precisamos agir para mudar isso. E é natural que a população reaja a, no primeiro momento, de critica. Mas toda mudança é normal que seja criticada. Mas é porque as pessoas, no primeiro momento, não conseguem enxergar o beneficio que aquilo vai causar. Eu tenho certeza que todas as medidas que a gente tomar, a população vai saber que é para a melhoria da nossa cidade”, afirmou.
Reforma administrativa
Sobre a reforma administrativa, Miguel afirmou que o que estiver de acordo vai manter, mas dará uma cara nova. “Vamos fazer uma reforma administrativa, sim. Mas eu não posso dizer se vamos sair de 24, de 30, para 12, para 16, para 14… A gente precisa analisar o que tem e de como vamos mudar.  Mas nós vamos dar uma cara nova. O novo tempo chegou com uma cara de trabalho, determinação e comprometimento com a nossa gente”, pontuou.
Miguel também acusou a atual gestão de ter prometido uma série de coisas que não saíram do papel e disse que os projetos que não foram implantados, se forem bons para a cidade, vai dar segmento. E os que já são referência, como o Nova Semente, continuará. “Prometeram muita coisa nos últimos anos que não saíram. Teve uma série de promessas que Petrolina cansou de esperar. Vamos manter aquilo que for bom benéfico para a população. Um bom exemplo disso é o Nova Semente. Todas as mais de 9 mil crianças vão estar matriculadas, as sementeiras vão estar prontas para receber as nossas crianças. Agora eu não tenho como interferir no que esse atual prefeito possa fazer até dezembro. Quem responde até 31 de dezembro de 2016 é o atual gestor. Miguel chega a partir de 1º de janeiro de 2017, e ai a gente pode se responsabilizar”, salientou.
Carlos Brito

Comentários