“A PARTIR DE JANEIRO NÓS VAMOS CUIDAR DOS NOSSOS COMPROMISSOS”


Sobre o período de transição e das informações que foram encaminhadas e solicitadas, o prefeito eleito Raimundo Pimentel (PSL) disse que precisa estar a par da situação nesses dois meses (novembro e dezembro) que restam, para avaliar o cenário do Município, tomar medidas necessárias, porque do ponto de vista fiscal o estado de saúde de Araripina é preocupante, assim como os serviços públicos, de saúde, educação, de infraestrutura. Todas as informações ficaram agendadas para serem repassadas no dia 11 de novembro e Pimentel espera que dentro do proposto, espera que não aconteça nenhum contratempo, e não seja preciso recorrer ao TCE-PE.
Pimentel lembrou que existem diversos convênios que estão em vigência com o governo Federal e do Estado, são informações essenciais para que o Município não perca a oportunidade de concluir um conjunto de obras inacabadas,  como as escolas nucleadas, creches, quadras, e que são demandas que devem ser pleiteadas, que foram tratadas inclusive com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, que só podem ser norteadas a partir das decisões e emissão de todos os dados concretos que serão repassados pela  atual gestão. 
Pontuou como grave e dramática a atual situação do Fundo de Previdência dos Servidores – ARARIPREV, que segundo ele, o próprio gestor atual afirmou que estaria zerado, isto é, sem nenhum saldo bancário.
Para Pimentel, a preocupação maior é a que todos os araripinenses estão vivenciando: de abandono. Apelou ao prefeito, Alexandre Arraes(PSB), que ele precisa tomar a responsabilidade para si e ter sensibilidade pelo que considera um crime, prejudicar o ano letivo de nossas crianças. – São quase trinta milhões jogados fora, disse Pimentel, somando os prejuízos com os danos causados à educação do Município, e os recursos recebidos mensalmente para pagar a folha de pagamento dos servidores da pasta.
“É uma tragédia para nossa educação”.
Com relação à situação das estradas da zona rural que interligam a cidade e que têm um fluxo intenso, Pimentel lamentou a situação, e em caráter emergencial se compromete em recuperar e melhorar as condições de trânsito já a partir de janeiro.
Sobre os recursos de repatriação ele acredita que dar para resolver muita dívida pendente.
– A partir de janeiro nós vamos cuidar dos nossos compromissos, compromissos dos outros não temos obrigação de cumprir, deixou o recado.
Para Pimentel, se o prefeito usou o trânsito político que tem para desbloquear as contas da prefeitura é porque se entende que ele fez isso para cumprir com o pagamento dos salários atrasados dos servidores, ou então para outras finalidades, porque os recursos existem. 
Afirmou ser preciso fazer uma auditoria para mostrar a real situação de Araripina hoje. 
Quanto à situação do lixo (coleta urbana) lembrou que é um serviço elementar, que é preciso uma força tarefa para que em 90 dias, possa garantir a regularidade na limpeza com o recolhimento de todo resíduo, ou um amontoado de imundície que será a herança da gestão atual.
– Tapar o rombo, não será uma tarefa muito fácil e teremos que tomar medidas de ajustes, disse.
Sobre a obra de esgotamento sanitário que foi paralisada, Pimentel avisou que precisa concluir e está cuidando e tomando as devidas providências e tratando do assunto com a CODEVASF.
Sobre os problemas diversos do Município, principalmente da infraestrutura urbana, que se acumularam por mais de quatro anos, Pimentel falou que está fazendo os contatos para buscar recursos necessários, mas precisa primeiro a prefeitura regularizar a situação diante do CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias) para assim poder celebrar convênios.
O prefeito eleito falou que precisa montar uma equipe técnica e preparada para enfrentar os desafios que são muitos. Se comprometeu que até o dia 17 de dezembro vai anunciar toda a sua equipe, deixando em aberto que no decorrer do tempo se for identificando nomes para algumas áreas, não terá dificuldade em divulgar antes do prazo para a imprensa. Antecipou o nome do empresário Hermes Alves que a partir de janeiro de 2017 irá se responsabilizar pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
Pimentel pretende dentro das perspectivas das nossas cadeias produtivas, estimular e fortalecer o comércio de Araripina e também atrair os investimentos para robustecer a nossa economia estreitando relação com algumas empresas e criando oportunidades para gerar empregos.
Entrevista do prefeito na Rádio Líder FM / Grande Serra FM , programa – Araripe Notícias, capitaneados pelos radialistas, José Silva e Marcos Sabino
Foto: Paulo Elias | Everaldo Paixão

Comentários