Aeroporto de Petrolina (PE) completa 35 anos de operação nesta sexta-feira (28)

O Aeroporto Senador Nilo Coelho, de Petrolina  completa 35 anos de operações nesta sexta-feira. O terminal é considerado um dos principais do Nordeste e abriga o maior terminal de logística de cargas refrigeradas do país por onde são exportadas 90% da produção de uva e manga do Vale do São Francisco. As cargas são enviadas semanalmente para Luxemburgo, na Europa e Agra, na África. Só no primeiro semestre deste ano, foram mais de 1 milhão e 12 mil de toneladas de frutas enviadas para o exterior, o que gerou um aumento de 70% do volume exportado comparado com o mesmo período de 2015.
Para o superintendente do aeroporto, Moyses Barbosa, esse crescimento mostra que o aeroporto está preparado para atender às demandas de exportação de frutas do Vale do São Francisco, garantindo a agilidade no processo.
Atualmente, o terminal, os principais produtos exportados são manga e uva, mas a gente exporta mamão, a gente exporta coco, a gente exporta limão. Mas a manga e uva hoje elas representam mais de 90% do que é exportado no Brasil. Ou seja, mais de 90% da manga que é produzida e exportada no Brasil, sai do Vale do Francisco. E isso fortalece a economia local e traz investimentos externos e até de empresas do Brasil aqui na região do Vale do São Francisco. A cada ano o nosso terminal vem representando um crescimento substancial, e também, agregando outras oportunidades para os exportadores. Hoje a gente já tá iniciando o trânsito. Esse desembaraço é feito aqui em Petrolina pra que essa carga não perca tempo nos portos. Então, mesmo sendo um terminal de carga aérea a gente tá agregando outros valores e ajudando os exportadores a acelerar o processo de exportação. Eles ganham com competitividade e redução de custo. E, as frutas que são produzidas no Vale, colhidas no dia, dois dias depois, três dias depois, já tá na gondola dos mercados americanos, europeus e até asiáticos.
Além de atender as demandas do terminal de cargas, o aeroporto conta com seis voos comerciais regulares diários de três companhias aéreas: Gol, Avianca e a Azul. As rotas ligam a cidade de Petrolina a Campinas, Guarulhos, Recife e Salvador. (Com informações da Ascom Infraero)

Comentários