Geomarco abre vantagem de 16 pontos em Dormentes

Por Magno Martins 









A corrida eleitoral em Dormentes, no Sertão do São Francisco, a 649 km do Recife, é marcada pela disputa entre dois ex-aliados. Se o pleito ocorresse hoje, o candidato do PSB a prefeito, Geomarco Coelho, seria eleito com 56,6%, de acordo com pesquisa do Instituto Opinião. O socialista abre 16,6 pontos de vantagem sobre o adversário, o atual prefeito Roniere Reis (40%), que migrou do PSB para o PMDB. Brancos e nulos somam apenas 0,6% e o número de indecisos chega a 2,8%, chamando atenção para a expressiva quantidade de votos válidos.
No levantamento espontâneo, quando o entrevistado tem que lembrar o nome do candidato preferido sem ter acesso aos nomes do disco da pesquisa, Geomarco aparece com 54% e o peemedebista tem 39,7%. Brancos e nulos permanecem em 0,6% e os indecisos sobem para 5,7%. No quesito rejeição, Roniere desponta em primeiro com 45,7%, enquanto o ex-prefeito Geomarco tem 29,4%. Somente 0,3% dos eleitores não votariam em um dos dois candidatos e 24,6% não rejeitam nenhum dos postulantes.
O Instituto Opinião aplicou 350 questionários entre os dias 16, 17 e 18 de setembro, nas localidades de Arapuã, Botão de Seda, Centro, Dede Damasceno, Distrito de Caatinga Grande, Distrito de Lagoa de Fora, Distrito de Lagoas, Distrito de Monte Horebe, Francisco Coelho, José Coelho Filho, Josias Elpídio, Lagoa de Baixo, Leonízio de Lima, Malhado da Favela e Maxixeiro.
E mais: Olímpio José Rodrigues, Poço do Boi, Povoado de Morrinhos, Povoado de Mudubim, Povoado de São Bento, Povoado de São Domingos, Povoado de Tranqueira, Povoado de Vila Nova, Riacho dos Morrinhos, Sítio Bola, Sítio Maravilha, Travessão e Umbuzeiro dos Santos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PE-05495/2016.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.
Quando o levantamento é estratificando, Geomarco Coelho tem melhor desempenho entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (63,2%), entre os eleitores com grau de instrução superior (73,9%) e entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários mínimos (68,2%). Por sexo, 57,8% dos seus eleitores são homens e 55,3% são mulheres.
Já Roniere Reis se sai melhor entre os eleitores jovens, de 16 a 24 anos (49,3%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (43,8%) e entre os eleitores com renda familiar entre um e dois salários (48,3%). Por sexo, 40,6% de seu eleitorado são mulheres e 39,4% são homens.
Gestão municipal aprovada
O Instituto Opinião também pesquisou a avaliação dos dormentenses sobre as gestões municipal, estadual e federal. O prefeito Roniere Reis tem a aprovação 53,7% dos eleitores, enquanto 34,6% desaprovam seu trabalho e 11,7% não responderam ou não souberam opinar. O governador Paulo Câmara tem a reprovação de 40,9% e 34,6% aprovam seu mandato. O presidente Michel Temer tem a desaprovação de 55,4%, enquanto apenas 13,4% aprovam a condução que faz do Governo Federal.

Comentários