Em Petrolina, governador Paulo Câmara encerra etapa de programa



  Governador entrega certificado a participante do programa (Foto: Taisa Alencar / G1)Governador entrega certificado a participante do programa (Foto: Taisa Alencar / G1)



O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, esteve neste domingo (26), em Petrolina, no Sertão do Estado, onde realizou o encerramento da edição 2015 do programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada. Participaram do encontro diversas autoridades políticas da região, além de integrantes do programa. Antes de visitar Petrolina, o governador participou da 45ª Missa do Vaqueiro no Parque João Câncio, em Serrita, também no Sertão.

No auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Câmara destacou a importância do Chapéu de Palha, que este ano formou mais de três mil mulheres no Sertão do São Francisco, nas cidades de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande.

“É uma etapa de qualificação, de trabalhar em relação a esse período de entressafra da fruticultura. Agora começa a safra e a gente espera que, principalmente as mulheres, que são as grandes beneficiadas desse programa, que agora tenham condições de atuar cada vez melhor, de ter uma qualidade de vida melhor”, disse Paulo Câmara.

A agricultora Carla Monza mora em Petrolina e foi uma das beneficiadas com o Chapéu de Palha, através do curso de recepcionista. “Para mim foi muito importante porque eu aprendi muito, aprendi uma nova profissão e espero agora trabalhar na área”, destacou.

O programa foi criado nos anos 80, durante a segunda gestão do governador Miguel Arraes e reeditado na gestão do ex-governador Eduardo Campos. A iniciativa investe na educação como ferramenta de desenvolvimento para famílias que não encontram trabalho durante o período da entressafra na região do São Francisco.

Comentários