Estiagem e crise econômica levam Lagoa Grande a cancelar o São João



            Lagoa Grande
Enquanto muitas cidades se preparam para o São João, algumas prefeituras já anunciaram a redução ou cancelamento do festejo em muitos municípios. Em Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, a festa foi cancelada.

A principal preocupação é a falta de chuva na região e a crise econômica. “Lagoa Grande, olhando para outros municípios, a gente percebe que ainda estamos respirando. Mas a situação não é boa. E não é só de Lagoa Grande. É a situação no geral, dos municípios do Nordeste, de pequeno porte, de 5 mil habitantes para baixo, estão todos a beira da falência”, destaca o secretário de orçamento, planejamento e gestão, Robson Amorim.

E foi por causa da estiagem que o agricultor João Bosco perdeu tudo o que plantou no começo do ano. “Aqui nós criamos bode, galinha caipira, porco, tem umas duas cabecinhas de gado e a realidade é que daqui para a frente o pasto é pouco para a gente e com a seca não dá para tirar nada”, explica o agricultor.

Lagoa Grande não foi o único município pernambucano a cancelar as festas de junho. Outras sete cidades também decidiram por não realizar o São João e 12 resolveram reduzir os gastos com a festa. A medida tomada pela prefeitura da cidade não agradou a todos. “Deveria ter a festa porque todo ano tem”, disse a agricultora Maria Hilda de Barros.

Já o agricultor Valdemar Lopes Leitão apoia a decisão da prefeitura. “Se não tem dinheiro, é melhor não fazer. Esse dinheiro já serve para continuar alguns projetos, para comprar remédio para os hospitais que está faltando. Já é mais uma economia”, argumenta.

Mas segundo o secretário Robson Amorim, a festa foi cancelada não para economizar o dinheiro e sim porque não tem recursos para promover o festejo. “A gente teria que ter aqui no mínimo, para fazer razoável, R$ 250 mil. E esse dinheiro, não é dinheiro que a gente poupou não. É dinheiro que se a gente fosse fazer ia ficar endividado. Estamos fazendo isso para não inviabilizar o município. Para não deixar de prestar os serviços que são fundamentais para a população para fazer uma festa dessa”, enfatiza Robson.


Do G1 Petrolina

Comentários