Lagoa Grande tem 'Dia D' de Vacinação contra gripe neste sábado

         Vacina Gripe Juiz de Fora 1 (Foto: Reprodução/ TV Integração)Vacina Gripe  (Foto: Reprodução/ TV
Integração)
Será realizado neste sábado (9) em Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, o Dia D de Vacinação contra a Gripe. A meta, é imunizar 80% do público-alvo da campanha. As doses podem ser encontradas nas oito Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Zonas Urbana e Rural, das 8h às 12h.
O público prioritário são as crianças de 6 meses a menores de cinco anos,  pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas,  puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), além de portadores de doenças crônicas, como diabéticos, cardíacos, pessoas com doenças neurológicas, hepáticas e renal. Esse grupo faz parte da população que tem maior risco de desenvolver complicações causadas pela doença.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), do município de Lagoa Grande, Isabel Coelho, este ano, a logística da campanha será realizada de forma diferenciada para poder atender a população. “Até o momento foram imunizadas 18% do público-alvo na cidade porque esse foi o quantitativo de vacinas que recebemos. Para o 'Dia D', vamos receber mais 15% das doses, mas sabemos que esse número não é suficiente para atender ao público prioritário. Por isso, as unidades vão funcionar apenas das 8h às 12h”, explica.
A coordenadora ainda ressalta que mesmo não encontrando a vacina neste sábado (9), a população tem até o dia 22 de maior para procurar as Unidades de Saúde de cada bairro. “Volto a informar que a população fique sempre procurando as unidades. Temos que atingir a meta e se o público não procurar, teremos dificuldades. É importante que esse grupo tome a vacina para que o corpo esteja preparado e protegido contra o vírus”, relata.
Em nota, a Coordenação do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde informou que, até o momento, Pernambuco recebeu apenas 39% das 2 milhões de doses necessárias para atender toda a demanda estadual. A coordenação disse ainda que assim que receber nova remessa do Ministério da Saúde, fará o repasse imediato as Secretarias municipais de Saúde.

Comentários