Crise Hídrica: Deputado sugere desligamento da Hidrelétrica de Sobradinho



Sob a iminência de um colapso na região, devido a baixa vazão de água na Barragem de Sobradinho, o deputado estadual Odacy Amorim (PT) sugere total shutdown da hidrelétrica. “É preciso reduzir a vazão para 900 litros por segundo para fazer uma experiência”.

De acordo com o parlamentar, a crise vem se instalando e já era prevista, no entanto, as providências não foram adotadas para evitar o caos. “O caso do Rio São Francisco é preciso ser discutido, a questão da Chesf quando foi construída a barragem tinha o foco de proteger os municípios das enchentes, segundo garantir água para o consumo humano e para a irrigação e depois garantir o abastecimento de energia, mas depois o eixo se inverteu, agora é a energia, além do consumo humano. Mas agora estamos diante de um drama, o rio está com menos de 20% do volume útil (…) em julho provavelmente estaremos com a marca de 12% de volume útil do rio, ou seja, um caos geral. Em setembro pode-se chegar ao volume útil zerado, volume morto”, discorre.

Esta semana, de acordo com o deputado, na reunião ocorrida com os gestores de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), Isaac Carvalho e Julio Lossio, respectivamente, e parlamentares da região, com o Ministro de Integração Nacional Gilberto Occhi, foi constatada a necessidade de decretar situação de emergência.

O petista argumenta que o Governo do Estado de Pernambuco precisa agilizar esse documento. “Pedi também ao Governo da Bahia que decrete estado de emergência aqui no Vale do São Francisco”, disse.

Solução

Diante da viabilidade da implantação de um Flutuante para amparar os agricultores e suas produções agrícolas, para evitar um choque ainda maior na economia da região, o deputado afirma que se aguardar quatro meses para buscar providências, a região entrará em colapso. Essa previsão foi dada por João Bosco, da 3ª superintendência da Codevasf, esta semana. “Se eu fosse prefeito de Petrolina já teria decretado estado de emergência, senão não vai dá tempo”.

Fecharam os Olhos

“Cada um vai responder por seus atos, o Governo foi alertado desde 2012”. De acordo com Odacy, houve a frustração da falta de chuvas.

Comentários