Mulher com AVC entra em coma após ficar mais de dois meses sem atendimento no HU

Hospital Universitário

Desde o último dia 2 de dezembro do ano passado a família da dona de casa Maria Edileuza dos Santos, de 49 anos, vive um grande drama. E está de mãos atadas.
Nessa data Edileuza deu entrada no Hospital Universitário (HU), em Petrolina, após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e até hoje espera uma embolização para estancar um sangramento no cérebro. Diante da demora em conseguir realizar tal procedimento médico, a paciente acabou contraiu uma pneumonia dentro da unidade.
Os médicos do HU optaram recentemente em proceder com uma traqueostomia, mas a sonda foi retirada no último dia 8 de fevereiro, e atualmente Maria Edileuza se alimenta apenas com soro e glicose.
A família da paciente foi à procura do Ministério Público (MP), que encaminhou dois Ofícios à gestão do HU (e que não foram respondidos). Retornando ao MP, o promotor aconselhou à família a solicitar um laudo médico para que a paciente fosse encaminhada pelo serviço de TFD (Tratamento Fora de Domicílio) ao Recife.
Segundo a família, a médica Fabiana Moreira Moraes se negou a dar o laudo, afirmando que a equipe médica no Recife iria questionar o porquê de não terem enviado antes a paciente.
Desesperados, os familiares de Edileuza informam que ela já entrou em coma, perdendo peso e agonizando em cima de uma cama. A reportagem do Blog tentou um contato com o hospital, por meio da assessoria, mas ainda não obteve retorno. Iremos continuar tentando.

Comentários