D. Paulo, bispo emérito de Petrolina, completa 60 anos de vida religiosa

Dom Paulo Cardoso, bispo emérito da Diocese de Petrolina (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

Dom Paulo Cardoso, bispo emérito da Diocese de Petrolina (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)


Nesta sexta-feira (13), Dom Frei Paulo Cardoso da Silva, o bispo emérito de Petrolina, no Sertão pernambucano, completa 60 anos de vida religiosa. Uma missa de ação de graças está programada para as 19h30, no Colégio Pio XI, próximo ao Monumento dos Pracinhas, no Centro da cidade.
Dom Paulo nasceu em Caruaru, no Agreste do estado, em 19 de outubro de 1934. Com pouco mais de 20 anos, integrou oficialmente a Ordem do Carmo, em 13 de fevereiro 1955, tornando-se frei. Prosseguindo os estudos teológicos, foi ordenado padre em 1960 por Dom Augusto de Carvalho, bispo de Caruaru na época.
O frei foi bispo titular de Petrolina por cerca de 27 anos (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)O frei foi bispo titular de Petrolina por cerca de
27 anos (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)
Mudou-se para Camocim de São Félix, também no Agreste de Pernambuco, onde foi pároco. No local, fundou o Convento Nossa Senhora Peregrina e o Colégio Monte Carmelo. Em 1984, o frade foi surpreendido por uma correspondência do Papa João Paulo II. “De repente chega, para minha surpresa, uma carta do Papa me nomeando bispo e me destinando para Petrolina. Cidade que eu nem conhecia na época”, recorda Dom Paulo.
Após um período de preparação, o carmelita recebeu a ordenação episcopal em 19 de março de 1985 também por Dom Augusto. “Fui o primeiro padre ordenado por Dom Augusto e também o primeiro bispo. Ele foi um grande amigo, um grande homem”, contou o frei. Dom Paulo assumiu a administração da Diocese de Petrolina no dia 2 de maio do mesmo ano.
De acordo com Dom Paulo, suas prioridades são os projetos sócias como a Casa da Criança Jesus Pequenino, no bairro Jardim Petrópolis, Zona Oeste da cidade, além de projetos em outros municípios do Sertão como uma creche em Santa Cruz. O bispo também mantêm trabalhos em pastorais e dá aula no seminário em Petrolina.
O bispo adotou o lema Evangelizare Pauperibus, ou seja, “Evangelizar os Pobres”, em português. “Essa frase resume um pouco a nossa missão, que é inspirada em Jesus Cristo. É uma missão que nunca acaba, que não admite aposentadoria. Por isso mesmo não estando à frente da administração da diocese, vou continuar trabalhando enquanto tiver forças”, contou.
Ao completar 75 anos, em 2011, Dom Paulo renunciou ao cargo administrativo, dando lugar ao atual bispo titular de Petrolina, Dom Manoel dos Reis de Farias.
do G1 Petrolina

Comentários