Chuva no Sertão de PE não é suficiente para Programa Terra Pronta

                             
A precipitação que ocorreu esta semana em cidades do Sertão pernambucano ainda não foi suficiente para que as sementes distribuídas pelo Governo do Estado e o programa de aração de propriedades, Terra Pronta, fosse destinada aos mais de 15 mil agricultores da região. A afirmativa é do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em Petrolina, que atua em seis cidades da região.
Segundo o supervisor regional do IPA, Marcos Henrique Gerônimo, toda a semente destinada para a região já está estocada no depósito do Instituto. “A gente está aguardando uma quantidade de chuva suficiente para a aração da terra e para o plantio”, afirmou Gerônimo. O Programa Terra Pronta e a Distribuição de Sementes ainda não foram inciados em qualquer cidade do estado. É preciso aguardar, inclusive, o lançamento pela Secretaria de Agricultura de pernambuco, ainda sem previsão para ocorrer.
“Existe uma nota técnica que determina a distribuição. Enquanto este mês em Petrolina choveu pouco mais de 12 mm, há outras localidades como Afrânio em que a precipitação ultrapassou os 80 mm. Mas temos que observar se a chuva não aconteceu apenas em área isolada e se ela chegou à Zona Rural, que é o nosso alvo”, explicou Marcos.
O IPA acompanha as previsões do tempo de institutos meteorológicos, em que é possível monitorar as localidades. A unidade regional atende aos municípios de Petrolina, Afrânio,DormentesOrocóSanta Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. Em 2014, foram distribuídos mais de 350 mil kg das sementes. Os tratores da empresa que prestará serviço para o Terra Pronta irão trabalhar em 16 hectares de agricultores da região.

Comentários