Bloco da 'Bicharada' completa 70 anos com novidades em Salgueiro

Cerca de 100 bonenos desfilam neste carnaval de 2014. (Foto: Héliton Araujo/ Arquivo pessoal)Cerca de 100 bonenos desfilam no carnaval (Foto: Héliton Araujo/Arquivo pessoal)


























Em 2015, um dos blocos de carnaval mais tradicionais do Sertão de Pernambuco completa 70 anos, a 'Bicharada'. O bloco, que todos os anos leva alegria aos foliões de Salgueiro com seus bonecos gigantes, foi criado pelo carnavalesco Jaime Alves Conserva, mais conhecido como Mestre Jaime, na década de 1940. Este ano o desfile da 'Bicharada' vai acontecer na terça-feira (17), a partir das 17h.
O sorriso dourado do Mestre Jaime (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)O sorriso dourado do Mestre Jaime
(Foto: Reprodução/TV Grande Rio)
Segundo um dos filhos do bonequeiro, o artista plástico Jaime Alves Conserva Filho, mais conhecido como Jaiminho, o pai fez o primeiro boneco após a Segunda Guera Mundial. “Ele estava de prontidão no batalhão em Olinda, mas a guerra acabou antes dele ser convocado para ir à Itália. Quando ele voltou para Salgueiro, começou a produzir os bonecos em forma de animais como elefantes e girafas, daí veio o nome 'Bicharada'”, contou.
Os bonecos, que hoje são mais de 100, são feitos com materiais como papelão, jornal, madeira, barbante e tinta e são guardados em uma oficina próxima à casa do Mestre. De acordo com Jaiminho, a novidade para este ano é um novo boneco que ele está produzindo com as feições do pai em homenagem ao aniversário do bloco.
Outro diferencial do desfile do dia 17 é que o bonequeiro não vai sair no chão como sempre faz, ele será transportado em um carro alegórico. “Para a segurança do meu pai que está com 93 anos, ele vai desfilar no carro. Para evitar também a fadiga ou que ele caia, o que é perigoso para a idade”, disse o artista plástico.
O bloco Bicharada foi fundado há 69 anos por Mestre Jaime. (Foto: Héliton Araujo/ Arquivo pessoal)O bloco Bicharada foi fundado em 1945 por Mestre Jaime. (Foto: Héliton Araujo/Arquivo pessoal)













A concentração do bloco será na Praça Benjamim Soares e animação será feita pela Orquestra do Mestre Paixão e a Cia de Dança Eparrê Oyá. Para o Mestre Jaime, será uma oportunidade de viver mais uma vez a emoção do seu momento favorito do ano. “Carnaval para mim é a maior festa do mundo. É uma festa universal, traz alegria para todo mundo”, exclama o carnavalesco.
Do G1 Petrolina

Comentários