Reativação de poços tubulares beneficiará famílias de Bodocó e Ipubi

No Sertão do Araripe pernambucano, a reativação dos dois poços tubulares de maior profundidade no Estado vai beneficiar milhares de famílias entre as cidades de Bodocó e Ipubi. Cada poço tem mais de 900 metros e está localizado em Bodocó.
Para o serviço, considerado de alta complexidade, a Compesa mobilizou uma equipe especializada – além de equipamentos, maquinários, guindaste e um caminhão específico (munck). Os trabalhos foram finalizados na última sexta-feira (21).
A Companhia investiu R$150 mil para reativar apenas um dos poços, que vai fornecer a vazão de 40 metros cúbicos (m³) de água por hora. Só para a compra de um novo conjunto de bombeamento foram destinados R$ 80 mil. O trabalho permitirá que mil famílias moradoras dos distritos de Né Camilo, Vila Francinete e Zé do Ouro, na área rural de Bodocó, além de Serrolândia, que fica em Ipubi, voltem a receber água nas torneiras a partir da próxima semana.
Ainda será necessário realizar a desobstrução da adutora para levar água até a população. Ontem (22), os técnicos fizeram um diagnóstico no segundo poço – que possui uma vazão de 30 m³ de água por hora – para levantar qual será o serviço de manutenção necessário para reativá-lo. Com apenas um dos poços em operação, os distritos serão atendidos inicialmente com o rodízio de sete dias com água e sete dias sem o abastecimento. A intervenção começou na última terça-feira (18), com a retirada 450 metros de tubulações de ferro – que compõe a coluna edutora do poço – e do antigo conjunto de bombeamento, para substituir pelo novo equipamento. (Foto: Ascom Compesa/divulgação)

Comentários